O ensino da função quadrática por meio do PheT Colorado e da Engenharia Didática

  • Renata Passos Machado Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Engenharia Didática, Função quadrática, Teoria das Situações Didáticas, Recurso computacional

Resumo

Neste artigo, alguns conceitos matemáticos referentes à função quadrática são investigados, com base na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática e em suas vertentes francesas, aplicando as suas duas primeiras fases. Assim, são elaboradas duas situações didáticas de ensino, amparadas na metodologia de ensino, Teoria das Situações Didáticas, prevendo os possíveis comportamentos dos alunos diante de uma aplicação. Com tudo, é então utilizado um recurso computacional, disponível por meio de uma simulação no PheT Colorado, com o viés de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em funções quadráticas, contribuindo para a construção do próprio conhecimento. Por fim, são realizadas análises diante de uma possível experimentação e validação, ressaltando que as demais fases da Engenharia Didática não serão afetadas.

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Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PhD em Matemática pela University of Essex, Reino Unido. Professora Associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

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Publicado
2021-03-27
Como Citar
Passos Machado Vieira, R., Vieira Alves, F. R., & Machado Cruz Catarino, P. M. (2021). O ensino da função quadrática por meio do PheT Colorado e da Engenharia Didática. Revista De Educação Matemática, 18, e021018. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id522
Seção
Práticas e Histórias de aulas de Matemática