Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática

  • Jocelyn D. Pallauta Universidad de Granada
  • Daniela Bonilla Barraza Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
  • Clarissa Coragem Ballejo PUCRS
Palavras-chave: Medidas de dispersão, Desvio padrão, Ensino Médio, Idoneidade didática

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de instrução do desvio padrão, para o qual utilizamos como referencial teórico o Enfoque Ontosemiótico, especificamente algumas das facetas da idoneidade didática, propostas por Juan Godino e colaboradores. Os participantes foram 30 estudantes chilenos do Ensino Médio (16 a 17 anos), para os quais foi proposta uma situação-problema que promoveu o surgimento do objeto desvio padrão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual é realizada uma análise de conteúdo das produções dos estudantes para responder ao objetivo proposto. As respostas mostraram um conhecimento limitado dos conceitos estatísticos, o que torna difícil a argumentação aliada à uma resolução correta da tarefa. As produções revelam a complexidade envolvida na apropriação do conceito de desvio padrão. Conclui-se que a idoneidade didática é um poderoso instrumento que permite uma análise profunda das práticas do professor de matemática em sala de aula.

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Biografia do Autor

Jocelyn D. Pallauta, Universidad de Granada

Doctoranda en Ciencias de la Educación, de la línea Didáctica de la Estadística y la Probabilidad, Universidad de Granada. E-mail: jocelyndiaz@correo.ugr.es

Daniela Bonilla Barraza, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Magíster en Didáctica de la Matemática, Profesora de Matemáticas de Enseñanza Media Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. E-mail: daniela.bonilla@pucv.cl

Clarissa Coragem Ballejo, PUCRS

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora da Educação Básica. E-mail: clarissa.ballejo@acad.pucrs.br.

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Publicado
2020-11-08
Como Citar
Pallauta, J. D., Barraza, D. B. ., & Coragem Ballejo, C. (2020). Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática. Revista De Educação Matemática, 17, e020050. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id449
Seção
Artigos Científicos