Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

  • Caroline Almeida de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Rogério Ferreira da Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Conceitos Matemáticos, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa na qual investigou-se de que forma a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) pode ser utilizada para explorar conceitos pertinentes à futura atuação profissional dos alunos. Como procedimento metodológico desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, coletando os dados por meio da observação semiestruturada dos encontros tutoreados e análise interpretativa de algumas avaliações. Mediante a um estudo de caso, averiguou-se possíveis vantagens e desvantagens da metodologia com educandos do 1º ano de um curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio. Como principais resultados teve-se a possibilidade de abordar diversos conceitos das áreas de Física, Química, Segurança no Trabalho e Matemática, além do trabalho em grupos. Como desvantagens, obteve-se a sensação de não solução do problema por alguns alunos. Concluiu-se que os papéis desempenhados pelos tutores determinaram o desencadeamento de vantagens e desvantagens da PBL em relação as aprendizagens dos alunos, além disso, a quebra de contrato didático não pode ser considerada uma desvantagem, pois pode ser utilizada para promover novas reflexões e atitudes nos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Almeida de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Rogério Ferreira da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. Professor efetivo do Departamento de Ciências e Matemática e docente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (IFSP)

Referências

BOGDAN, C. R.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Ed. Porto. 1994.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 02-25.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 271p.

QUEIROZ, A. PBL, Problemas que trazem soluções. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 1, n. 1, 2012, p.26-38. Disponível em: <https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/36/37>. Acesso em 30 jul. 2017.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Paulo: EdUFSCar, 2010. 151p.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

SILVA, B. A. Contrato Didático. In: Franchi, A. et al. Educação matemática: uma (nova) introdução. Org. Machado, S. D. A. 3ª ed. revisada, 3 reimpr. São Paulo: EDUC, 2015. 49-75p.

SOUZA, D. V. O Ensino de Noções de Cálculo Diferencial e Integral por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, 2016.

SCHMIDT, H. G. et al. Problem-based learning is compatible with human cognitive architecture: Commentary on Kirschner, Sweller, and Clark (2006). Educational Psychologist, v. 42, n. 2, p. 91-97, 2007.

SCHMIDT, H. G. Problem-based learning: An introduction. Instruction Science 22, p. 247-250, 1995.

SCHMIDT, H. G. Foundations of problem‐based learning: some explanatory notes. Medical education, v. 27, n. 5, p. 422-432, 1993.

TANGERINO, L. I. Reflexões acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Matemática em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, 2017.

Publicado
2020-10-16
Como Citar
Almeida de Souza, C., & Ferreira da Fonseca, R. (2020). Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Revista De Educação Matemática, 17, e020049. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id443
Seção
Artigos Científicos