Aprendizagem discente através da Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural

Palavras-chave: Aprendizagem matemática, Resolução de problemas, Ensino Fundamental, Pedagogia da Alternância

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado realizada com estudantes do 5.º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Comunitária Rural “Pe. Fulgêncio do Menino Jesus”, com o objetivo de investigar como ocorre o processo de aprendizagem dos estudantes com a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas-RP. Os dados foram construídos por meio de análise documental, registrados em áudiogravações, fotos e diário de campo, em situações relacionadas à resolução de dois problemas envolvendo medidas de comprimento e fração em um contexto de aprendizagem. Levaram-se em consideração os temas geradores previstos no plano de estudos da escola, que adota a Pedagogia da Alternância em sua organização didático-pedagógica. Os dados da pesquisa, com abordagem qualitativa, foram submetidos a análise textual discursiva, a partir dos registros escritos das resoluções dos problemas, bem como dos demais dados coletados. Os resultados indicam que a compreensão e a aprendizagem de conceitos/conteúdos matemáticos pelos estudantes ocorreram em um ambiente de argumentação, validação, reflexão e identificação de hipóteses de resoluções coerentes com os problemas propostos.

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Biografia do Autor

Cidimar Andreatta, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Doutorando do Programa de Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul/SP)

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora  Pesquisadora da Universidade Cruzeiro do Sul.

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Publicado
2020-10-15
Como Citar
Andreatta, C., & Gomes Allevato, N. S. (2020). Aprendizagem discente através da Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural. Revista De Educação Matemática, 17, e020048. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id404
Seção
Artigos Científicos