O uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior

  • Fernando Frei Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Ciências Biológicas https://orcid.org/0000-0002-3354-8430
Palavras-chave: Estatística, Correlação, Gapminder.

Resumo

A associação entre banco de dados e sistemas de visualização podem apresentar diversas vantagens para o ensino e aprendizagem de diversas técnicas estatísticas. Este estudo teve como objetivo explorar as potencialidades do sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear Simples para alunos de dois cursos superiores, Ciências Biológicas e Engenharia Biotecnológica. A investigação foi desenvolvida utilizando métodos quali-quantitativos a partir de um questionário como instrumento de coleta de dados. Após a análise do desempenho dos estudantes foi possível verificar que os resultados são positivos pois apresentam notas médias próximas de oito em uma escala de zero a dez pontos e baixa variabilidade, o que confere as duas turmas um bom desempenho nas avaliações propostas.  Pelos resultados obtidos foi possível verificar que o sistema Gapminder pode auxiliar na construção e consolidação de conceitos introdutórios ligados aos estudos da relação linear entre duas variáveis quantitativas.

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Biografia do Autor

Fernando Frei, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Ciências Biológicas

Doutor em Saúde Pública pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras – Assis. Endereço para correspondência: Av. Dom Antônio, 2100, Assis – SP – CEP 19806-900. E-mail: fernando.frei@unesp.br.

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Publicado
2020-06-13
Como Citar
Frei, F. (2020). O uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior. Revista De Educação Matemática, 17, e020032. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id351
Seção
Práticas e Histórias de aulas de Matemática