Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade

Palavras-chave: Resolução de Problemas. Fases de Entrada, Ataque e Revisão. Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo analisar a contribuição que uma Ficha de Resolução de Problemas pode trazer para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas. A Ficha foi desenvolvida com o intuito de que os alunos passassem pelas fases de Entrada, Ataque e Revisão propostas por Mason, Burton e Stacey. Trabalhamos problemas multiplicativos com alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, problemas envolvendo funções com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na modalidade EJA e problemas envolvendo equações lineares com alunos de 2º ano de Ensino Médio. Em todos os momentos, os alunos trabalharam em grupo e com o uso dessa ficha. Os resultados evidenciam que todos os públicos compreenderam o conceito matemático apresentado e desenvolveram habilidades de resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Nogueira de Lima, Centro Nacional de Educação
Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Centro Nacional de Educação – CENAED.
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Universidade Anhanguera de São Paulo
Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Referências

BRUNER, J. A cultura da educação. Tradução de M. A. G Domingues. Porto Alegre: Artmed, 2001. 186 p.

CYBIS, A. C.; LIMA, R. N. D. Entrada, Ataque e Revisão: uma abordagem para a resolução de problemas multiplicativos. 4o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matematica. Ilhéus/BA: [s.n.]. 2015. p. 1825-1836.

DEMANA, F.; LEITZEL, J. Estabelecendo conceitos fundamentais através da resolução de problemas numéricos. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As ideias da álgebra. São Paulo: Atual, 1995. p. 70-79.

FERREIRA, R. B. O ensino de funções através da resolução de problemas na educação de jovens e adultos. Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo. 2011.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. 118 p.

MAGINA, S. M. P. et al. As estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. Zetetikè, 18, n. 34, jul/dez 2010.

MASON, J.; BURTON, L.; STACEY, K. Thinking Mathematically. 1a. ed. London: Addison-Wesley, 1982.

MOLINARI, A. M. C. Representação e solução de problemas aritméticos de divisão: um estudo dos procedimentos empregados por alunos do ensino fundamental I. Unicamp. Campinas. 2010.

NASSER, L.; SOUSA, G. A. D.; TORRACA, M. A. Transição do Ensino Médio para o Superior: como minimizar as dificuldades em cálculo? Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis/RJ: SBEM. 2012. p. 18.

ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, 25, n. 41, dezembro 2011. 73-98.

PITA, A. P. G. A ideia de função por meio da resolução de problemas: narrativas da educação de jovens e adultos. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo. 2016.

SCHROEDER, L. T.; LESTER, F. K. J. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R. New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.

SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Educação. Avaliação de Aprendizagem em Processo. Matemática. 2013.

SENA, M. R. Resolução de Problemas Algébricos: Uma análise à luz dos Três Mundos da Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo. São Paulo, p. 126. 2017.

TALL, D. How Humans Learn to Think Mathematically: Exploring the Three Worlds of Mathematics. 1a. ed. New York: Cambridge University Press, 2013. 457 p.

VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Tradução de M. L. F. Moro. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.

WEBER, R. G. Estudos das dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos em enunciados de problemas por alunos do ensino médio. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho. Presidente Prudente. 2012.

Publicado
2020-05-01
Como Citar
Lima, R. N. de, & Esteves Lopes Galvão, M. E. (2020). Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade. Revista De Educação Matemática, 17, e020027. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id281
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática