Comunicação Matemática na Resolução de Problemas

Palavras-chave: Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Compreensão matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os processos de leitura e escrita nos passos que constituem a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto, inicialmente discute-se a concepção de problema e da Resolução de Problemas enquanto metodologia, bem como a leitura, oralidade e escrita no ensino da Matemática. Nesse contexto são apresentadas e discutidas as práticas e pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática, especialmente no que se refere aos processos de leitura e escrita em Resolução de Problemas, identificando as diferenças para uma aula tradicional de ensino. Os resultados indicam que ao mesmo tempo que inicialmente são dificuldade para os estudantes, a leitura e escrita se constituem de ferramentas importantes para promover a compreensão em matemática.

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Biografia do Autor

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB.

http://lattes.cnpq.br/9011361495097968

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós Gradução em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB.

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Possamai, J. P., & da Silva, V. C. (2020). Comunicação Matemática na Resolução de Problemas. Revista De Educação Matemática, 17, e020026. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id277
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática