A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental

Palavras-chave: Letramento matemático escolar, resolução de problemas, processos de significação

Resumo

Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou como as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental produzem significados matemáticos quando inseridas em práticas de letramento matemático escolar com foco em resolução de problemas. São analisados, neste artigo, excertos de uma prática de alfabetização matemática na perspectiva do letramento visando a um trabalho sistemático diante da leitura e da produção de significados para o texto de um problema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a pesquisadora estabeleceu uma parceria com uma professora de um primeiro ano do Ensino Fundamental, que disponibilizou sua sala de aula como cenário de investigação. Os dados aqui analisados foram produzidos por videogravação de discussões orais em sala de aula e diário de campo da pesquisadora. As análises apontam que a existência de um trabalho específico com o texto do problema possibilita aos alunos uma maior facilidade na leitura e compreensão dos textos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 370 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2005.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando Matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, ano XXXIII, n. 55, p. 1-19, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php/gepem/article/

view/54/87. Acesso em: 29 jun. 2019.

FONSECA, M. da C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o

Letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.

FONSECA, M. C. R.; CARDOSO, C. de A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática e matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org.) Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 63-76.

GOULART, C. M. A. Produção de textos orais. In: CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. Glossário do Ceale. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/producao-de-textos-orais. Acesso em: 29 jun. 2019.

GRANDO, R. C; NACARATO, A. M. O letramento matemático escolar: práticas de professoras dos anos iniciais. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA, 5., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2014. p. 5641-5652.

HIEBERT, James et al. Making sense: teaching and learning mathematics with understanding. Portsmouth: Heinemann, 1997.

KLEIMAM, A. B. Oficina de leitura: trajetória e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2002.

NACARATO, A. M. A comunicação oral nas aulas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 9-26, maio 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/410/177. Acesso em: 29 jun. 2019.

PEREIRA, C. C. M.; LUVISION, C. C. As concepções de letramento no livro didático de matemática dos anos iniciais: algumas controvérsias. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XXVIII, p. 89-110, 2014.

PIMM, D. El linguaje matemático en el aula. 2. ed. Madrid: Ediciones Morata: Centro de Publicaciones del Ministerio de Educación y Cultura, 1999.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Publicado
2020-05-01
Como Citar
Moreira, K. G., & Nacarato, A. M. (2020). A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental. Revista De Educação Matemática, 17, e020025. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id276
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática