Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções

Palavras-chave: resolução de problemas, gallery walk, aprendizagem ativa

Resumo

Estamos a viver num mundo complexo e com rápidas mudanças no qual será muito difícil sobreviver, sem sólidos conhecimentos e capacidades adequadas. Assim, o professor deve procurar estratégias, dentro e fora da sala de aula, que permitam ir ao encontro dos diferentes modos de pensar dos alunos, confrontando-os com tarefas, com múltiplas resoluções, que os desafiem a ver fora da caixa, os entusiasmem para aprender e os ponham a trabalhar uns com os outros. Por outro lado, há estudos que recomendam que as crianças precisam de se movimentar, pois um corpo ativo incita o cérebro, tornando os alunos mais envolvidos, o que contribui para um melhor desempenho. Neste sentido, a formação de professores, inicial e continuada, deve promover uma visão sobre a natureza da matemática e do seu ensino, que permita aos (futuros) professores ter diferentes experiências de ensino e de aprendizagem, que se espera venham a usar com os seus próprios alunos. Neste contexto, surge a gallery walk (GW) como uma estratégia a contemplar nas práticas de sala de aula, que permite que os alunos, através do trabalho colaborativo, resolvam problemas, apresentem e discutam as suas resoluções em pôsteres, localizados à volta da sala de aula. Neste artigo, discute-se um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, numa abordagem exploratória, desenvolvido no âmbito da formação inicial de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico em Portugal (6-12 anos), no qual se pretende identificar as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas com múltiplas resoluções, utilizando uma GW, bem como caracterizar sua reação durante o envolvimento nessa estratégia. Os resultados permitiram identificar as estratégias usadas e verificar o potencial da GW no envolvimento nas resoluções e discussões, que se mostrou mais eficaz do que nas discussões mais tradicionais, permitindo aumentar o repertório de processos de resolução de cada aluno.

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Biografia do Autor

Isabel Piteira Vale, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Aveiro. Professora Associada do Grupo Educação e Formação de Professores da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 
Ana Barbosa, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Doutora em Estudos da Criança – Matemática Elementar pela Universidade do Minho. Professora Assistente do Grupo Educação e Formação de Professores da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Vale, I. P., & Barbosa, A. (2020). Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções. Revista De Educação Matemática, 17, e020018. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id260
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática