Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas

Palavras-chave: Formulação de problemas, Ensino Primário, Resolução de Problemas

Resumo

A formulação de problemas é uma excelente estratégia para o ensino de a resolução de problemas em Matemática. Esta pesquisa descreve e analisa a formulação de problemas desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental (11 anos). A metodologia para este estágio educacional foi projetada em um ambiente colaborativo (PIE-EducationalResearch Project). Os alunos tiveram diferentes cenários para formular diferentes problemas matemáticos (aritmética, geométrica, itinerário e orientação espacial). O estudo e análise aplicada tem sido qualitativos no paradigma interpretativo. Destaca-Se neste contexto a capacidade dos alunos para identificar situações problemáticas matemática, formulando problemas variados e ricos no que respeita a condições, incógnitas e dados fornecidos em seus enunciados.

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Biografia do Autor

Esther Fernández Arellano, IES La Rábida
Licenciada en Ciencias (Matemáticas) en la universidad de Málaga (España). Acualmente profesora de Matemáticas de Educación Secundaria.
José Carrillo Yáñez, Universidade de Huelva (Espanha).
Professor de Didática da Matemática na Universidade de Huelva (Espanha).

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Fernández Arellano, E., & Yáñez, J. C. (2020). Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas. Revista De Educação Matemática, 17, e020015. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id257
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática