Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais

Palavras-chave: resolução de problemas, soma e intersecção de subespaços vetoriais, ação continuada

Resumo

Neste artigo, abordamos uma pesquisa qualitativa realizada no primeiro semestre de 2019, com estudantes em ação continuada de uma disciplina envolvendo conteúdos de Geometria Analítica e Álgebra Linear. O estudo teve por objetivo desencadear os processos de visualização de soma e de intersecção de subespaços vetoriais, explorando aspectos geométricos por meio da Metodologia de Resolução de Problemas – MRP. Pretendemos, com isso, possibilitar aos participantes que atuam tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior abordagens metodológicas em que sejam efetivamente construtores do conhecimento. Foram propostas três atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, seguindo passos indicados por autores consagrados sobre a MRP, assim como um problema sobre o mesmo tema, para ser resolvido fora da sala de aula e devolvido ao pesquisador. Os resultados mostraram que, inicialmente, os participantes não exploraram visualização nas etapas de resolução do primeiro problema, mas que a foram utilizando nas seguintes. Por fim, a etapa de avaliação, prevista como a última de cada um dos problemas, indicou que os indivíduos julgaram as atividades pertinentes no contexto de formação continuada em que estão inseridos, bem como que a metodologia proposta pode ser empregada, particularmente, se forem ensinar tal conteúdo.

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Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana-UFN

Licenciado em Matemática

Especialista em Análise Matemática

Mestre em Matemática Pura e Aplicada 

Doutor em Educação (Matemática) 

Professor Titular Aposentado - FURG

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN

Coordenador do GT4 da SBEM

Diretor Regional da SBEMRS- período 2018-2021

Editora da Revista Vidya

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Leivas, J. C. P. (2020). Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais. Revista De Educação Matemática, 17, e020010. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id243
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática