Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais
Resumo
Neste artigo, abordamos uma pesquisa qualitativa realizada no primeiro semestre de 2019, com estudantes em ação continuada de uma disciplina envolvendo conteúdos de Geometria Analítica e Álgebra Linear. O estudo teve por objetivo desencadear os processos de visualização de soma e de intersecção de subespaços vetoriais, explorando aspectos geométricos por meio da Metodologia de Resolução de Problemas – MRP. Pretendemos, com isso, possibilitar aos participantes que atuam tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior abordagens metodológicas em que sejam efetivamente construtores do conhecimento. Foram propostas três atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, seguindo passos indicados por autores consagrados sobre a MRP, assim como um problema sobre o mesmo tema, para ser resolvido fora da sala de aula e devolvido ao pesquisador. Os resultados mostraram que, inicialmente, os participantes não exploraram visualização nas etapas de resolução do primeiro problema, mas que a foram utilizando nas seguintes. Por fim, a etapa de avaliação, prevista como a última de cada um dos problemas, indicou que os indivíduos julgaram as atividades pertinentes no contexto de formação continuada em que estão inseridos, bem como que a metodologia proposta pode ser empregada, particularmente, se forem ensinar tal conteúdo.
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