As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM

Palavras-chave: Resolução de problemas, Mapeamento, Pesquisa em Educação Matemática.

Resumo

O objetivo deste levantamento foi mapear as características dos trabalhos de pesquisas (comunicações científicas) que utilizaram a resolução de problemas como metodologia de pesquisa, a fim de delinear possíveis respostas  para a questão norteadora da investigação realizada: quais são as características das pesquisas apresentadas no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM) que fazem uso da resolução de problemas como metodologia? Para a realização do artigo, foram utilizados os preceitos da pesquisa qualitativa. O mapeamento de pesquisas é tomado como um estado de conhecimento. Para isso, mapeamos 22 pesquisas envolvendo a temática Resolução de Problemas apresentada no Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - EBRAPEM, nas edições de 2015 a 2018. De maneira geral, os resultados indicaram que a maioria dos estudos analisados concentram-se nas instituições das regiões Sul e Sudeste. Percebemos nas análises que há uma maior incidência de estudos voltados para o Ensino Fundamental, fazendo o uso do método qualitativo, com destaque aos instrumentos de produção de dados: entrevista, questionário, diário de campo e observação.

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA
Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professor Adjunto C da área temática Educação Matemátina na UNIFESSPA/Santana do Araguaia.

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
Lima, R. F. (2020). As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM. Revista De Educação Matemática, 17, e020009. https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id242
Seção
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática