Formação de Professores a Distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática

  • Juliana França Viol Paulin Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro
Palavras-chave: Educação a Distância online, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Ensino, Aprendizagem, Construção do Conhecimento.

Resumo

Neste artigo discutimos parte dos resultados de uma pesquisa de Doutorado que objetivou analisar as potencialidades da EaD online para a constituição de ambientes formativos de professores que ensinam Matemática. Trata-se de uma investigação desenvolvida segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados seguindo procedimentos baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. A partir da análise dos dados foi possível identificar aspectos epistemológicos próprios da EaD online enquanto espaço que favorece a Formação de Professores que ensinam Matemática. Esses aspectos epistemológicos são constituídos por elementos que caracterizam os processos de ensino e de aprendizagem e construção de conhecimento em cursos de formação a distância, tais como: a interação, a colaboração, o uso das TIC e a constituição de comunidades de aprendizagem. Aqui focamos a discussão de particularidades dos processos de ensino, aprendizagem e construção de conhecimentos em cursos de Formação de Professores que ensinam Matemática a distância, destacando alguns limites e possibilidades.

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Biografia do Autor

Juliana França Viol Paulin, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Licenciada em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2006). Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM), da Universidade Federal do ABC (2018). Atua nos seguintes temas de pesquisa em Educação Matemática: Formação de Professores, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Educação a Distância e Ensino de Cálculo Diferencial e Integral

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Rio Claro

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1974); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1994); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 1999) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Geociências e Ciências Exatas IGCE- Departamento de Educação Matemática-IGCE/UNESP/Rio Claro. Atualmente é Professora Doutora e Livre-Docente (concursada) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Departamento de Educação Matemática – IGCE/UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), atuando principalmente nos seguintes campos de estudo: Educação Matemática, Semiótica, Formação de Professores, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Resolução de Problemas, Comunidade de Prática e Comunidades online de aprendizagem e Educação a Distância (EaD).

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Publicado
2019-05-01
Como Citar
Paulin, J. F. V., & Miskulin, R. G. S. (2019). Formação de Professores a Distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Revista De Educação Matemática, 16(22), 191 - 209. https://doi.org/10.25090/remat25269062v16n222019p191a209
Seção
Artigos Científicos