Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Educação Matemática (REMat), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regional São Paulo (SBEM-SP), publica pesquisas e experiências em Educação Matemática que podem favorecer a reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática.

A REMat oferece duas modalidades de publicação de trabalhos: artigos científicos e histórias de aulas de matemática. Além disso, pode ser composta por artigos encomendados, números temáticos e artigos de demanda regular, escritos e publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa.

Os textos submetidos devem ser inéditos e observar as normas atuais da ABNT.

Convidamos a todos os interessados a submeter, para a REMat, artigos científicos e histórias de aulas de matemática.

Importante: a REMat não cobra valor algum para realizar o processo editorial.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos será realizada por no mínimo dois pareceristas, que devem necessariamente ser membros do Conselho Editorial ou do Comitê de Pareceristas ad hoc da REMat. Os pareceristas serão indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe, mediante uma análise que considera tanto a aderência entre as propostas dos manuscritos e a produção científica dos pareceristas quanto a ausência de conflitos de interesses. Ao receber os pareceres de um manuscrito, caso haja divergência na indicação da decisão, o editor o encaminhará para um terceiro parecerista, seguindo os mesmos critérios.

A REMat adota o sistema de avaliação duplo-cego, portanto os manuscritos devem ser inseridos na plataforma sem a identificação de autoria ou de qualquer outra informação no texto que possa identificar a autoria. A informação sobre a autoria deverá constar apenas nos metadados. O autor deve inserir o manuscrito diretamente no sítio:

 http://www.revistasbemsp.com.br/, seguindo as orientações descritas na aba “Submissões”.

Os manuscritos submetidos, para serem considerados para avaliação, devem ser originais, inéditos e não estarem simultaneamente submetidos a outros periódicos. Os manuscritos devem ser submetidos no Template oficial da revista e atenderem as normas atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A avaliação dos manuscritos submetidos será realizada em duas fases, utilizando-se da plataforma Open Journal Systems(OJS). A primeira fase visa analisar se os manuscritos estão alinhados com o escopo e foco da revista e se atendem as normas de submissão, de formatação e de não identificação da autoria, conforme orientações disponíveis na seção Diretrizes aos Autores. Essa fase será realizada pelo editor-chefe ou pelos editores de seção. Na segunda fase os manuscritos serão enviados, sem identificação, respeitando o sistema duplo-cego de avaliação, para no mínimo dois pareceristas indicados pelos editores de seção ou pelo editor-chefe.

Os pareceres emitidos, considerando as respostas aos códigos analíticos presentes no formulário de avaliação, serão encaminhados, via plataforma OJS, para o e-mail dos autores, juntamente com a decisão dos editores de seção ou do editor-chefe, para que tomem conhecimento. Ressalta-se que o formulário de avaliação, previamente definido pela Equipe Editorial, foi elaborado e é atualizado, sempre que necessário, a partir da consulta ao Conselho Editorial.

A decisão dos editores de seção ou do editor-chefe poderá resultar em três situações: 1) Aceitar (o manuscrito pode ser publicado conforme apresentado); 2) Correções obrigatórias (quando o manuscrito necessita de revisões, sejam elas pequenas ou mais profundas, que envolvam, por exemplo, problemas de forma ou conteúdo, ou que apresente a falta de alguma referência ou apresente algum trecho pouco compreensível; 3) Rejeitar (essa decisão é indicada para aquele manuscrito que precisa ser totalmente modificado para que se torne publicável, ou seja, quando as alterações necessárias são complexas ou profundas).

Os manuscritos aceitos para publicação deverão estar, necessariamente, em conformidade com as diretrizes que orientam a submissão de trabalhos. Cabe aos editores de seção ou ao editor-chefe condicionar a aprovação dos manuscritos  para publicação às modificações especificadas em pareceres emitidos pelos pareceristas.

O tempo médio de avaliação do manuscrito, considerando a data da submissão e a avaliação dos pareceristas, é de noventa dias.

Normas para publicação de Artigos Científicos:

Para a modalidade artigos científicos, os trabalhos devem ser resultantes de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática, preferencialmente aquelas que possuem relação com a sala de aula e que podem contribuir com a prática do professor e com as reflexões didáticas e epistemológicas do campo da Educação Matemática. Os artigos submetidos para avaliação devem contemplar os seguintes critérios:

1- O texto deverá iniciar com o título em Português com a formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado, negrito e não utilizando caia alta. Após uma linha simples, deve seguir o(s) nome(s) do(s) autor(es), da(s) respectiva(s) instituição(ões) e ORCID. Inserir na nota de rodapé a titulação, filiação, endereço de correspondência e e-mail.

2- O resumo (em Português, Inglês e Espanhol), seguido de 3 palavras-chave (em Português, Inglês e Espanhol) deverá ser digitado em Word para Windows, para papel tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem recuo, em parágrafo único e entrelinhas simples. No máximo 500 palavras. Antes do resumo em Inglês e Espanhol deve constar o título do artigo devidamente traduzido.

3- O texto deverá ter entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços, incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol), notas de rodapé e referências bibliográficas. O corpo do texto dever ser digitado em Word para Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 1,25, espaçamento 0 e entrelinhas 1,5.  No caso de o texto apresentar subitens, esse deverá ter recuo 0, negrito, sem espaçamento adicional.

4- As citações literais, com mais de cinco linhas deverão ser colocadas com parágrafo recuado de 4 cm, mesma fonte do texto, tamanho 10, espaçamento simples, seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada. As citações com menos de cinco linhas deverão estar entre aspas duplas incorporadas ao texto, também seguidas do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada, entre parênteses.

5- Configuração de páginas: Papel tamanho A4, todas as margens 2,5, com numeração de páginas.

6- No final do texto, em ordem alfabética, deverão ser incluídas as referências bibliográficas citadas, sob o título de Referências, obedecendo às normas atuais da ABNT.

Exemplos:

a) Livros: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, data.

b) Capítulos de Livros: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do capítulo. IN: Organizador do Livro (Prenome, SOBRENOME). Título do Livro: subtítulo. Local: Editora, data, página inicial-final do capítulo (p.).

c) Artigos em periódicos: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do artigo. Nome do periódico, volume (v.), número dos fascículos (n.), página inicial-final do artigo (p.), mês abreviado. ano de publicação.

d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, data. no. de páginas ou volumes. (Categoria).

Normas para publicação de histórias de aulas de matemática

As histórias de aulas de matemática tem se mostrado um importante instrumento ao processo de formação contínua do professor que ensina matemática, tanto para os professores-autores quanto para os professores leitores das narrativas. Assim destinamos esse espaço para a publicação de narrativas de professores, da educação infantil ao nível médio, que desejam compartilhar experiências didático-pedagógicas e reflexões acerca das práticas de ensinar matemática. Nesta modalidade, é opcional a utilização de referenciais teóricos estruturados como nos artigos científicos, porém espera-se que o professor, ao narrar sua experiência, contribua para o campo da Educação Matemática com reflexões também teóricas. Os textos submetidos para avaliação devem contemplar os seguintes critérios:

1- O texto deverá iniciar com o título em Português com a formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, centralizado, negrito e não utilizando caia alta. Após uma linha simples, deve seguir o(s) nome(s) do(s) autor(es), da(s) respectiva(s) instituição(ões) e ORCID. Inserir na nota de rodapé a titulação, filiação, endereço de correspondência e e-mail.

2- O resumo (em Português, Inglês e Espanhol), seguido de 3 palavras-chave (em Português, Inglês e Espanhol) deverá ser digitado em Word para Windows, para papel tamanho A4, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem recuo, em parágrafo único e entrelinhas simples. No máximo 500 palavras. Antes do resumo em Inglês e Espanhol deve constar o título do artigo devidamente traduzido.

3- O texto deverá ter entre 15.000 e 30.000 caracteres com espaços, incluindo resumos (em Português, Inglês e Espanhol), notas de rodapé e referências bibliográficas. O corpo do texto dever ser digitado em Word para Windows, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, recuo primeira linha 1,25, espaçamento 0 e entrelinhas 1,5.  No caso de o texto apresentar subitens, esse deverá ter recuo 0, negrito, sem espaçamento adicional.

4- As citações literais, com mais de cinco linhas deverão ser colocadas com parágrafo recuado de 4 cm, mesma fonte do texto, tamanho 10, espaçamento simples, seguidas, entre parênteses, do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada. As citações com menos de cinco linhas deverão estar entre aspas duplas incorporadas ao texto, também seguidas do sobrenome do autor, em letras maiúsculas, ano de publicação e página citada, entre parênteses.

5- Configuração de páginas: Papel tamanho A4, todas as margens 2,5, com numeração de páginas.

6- No final do texto, em ordem alfabética, deverão ser incluídas as referências bibliográficas citadas, sob o título de Referências, obedecendo às normas atuais da ABNT.

Exemplos:

a) Livros: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Editora, data.

b) Capítulos de Livros: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do capítulo. IN: Organizador do Livro (Prenome, SOBRENOME). Título do Livro: subtítulo. Local: Editora, data, página inicial-final do capítulo (p.).

c) Artigos em periódicos: Autor do artigo (SOBRENOME, Prenome). Título do artigo. Nome do periódico, volume (v.), número dos fascículos (n.), página inicial-final do artigo (p.), mês abreviado. ano de publicação.

d) Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Local: Instituição, data. no. de páginas ou volumes. (Categoria).

Importante:

- para o processo de avaliação por pares (a cegas) os textos completos devem ser inseridos sem a identificação de autoria, informação esta que deverá constar nos metadados;

- os textos são avaliados por, no mínimo, dois avaliadores ad hoc, membros do corpo de pareceristas da revista (nacionais e internacionais), indicados pelo editor da revista mediante uma análise que considera a aderência entre a proposta de texto e a produção científica dos avaliadores. Caso haja divergência nos pareceres, o editor encaminhará o texto para um terceiro avaliador, seguindo os mesmos critérios; 

- a proposta de texto submetida poderá ser:

a) Aceita para publicação sem a necessidade de alterações;

b) Aceita com necessidade de adequação, quando os avaliadores apontam a necessidade de ajustes quer sejam conceituais e/ou de formatação; e

c) Recusada quando não atende aos critérios estabelecidos pela revista. 

Periodicidade

A Revista de Educação Matemática (REMat) a partir do volume 17 (2020) adotou o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.

Desse modo, publicaremos os artigos aprovados em vários conjuntos em um volume por ano. O sumário completo e o editorial serão publicados junto com o último conjunto de artigos do volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Template 

O texto deverá ser enviado para análise no template disponível para download aqui.

Programa de antiplágio

Programa Antiplágio utilizado:

Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

Revista de Educação Matemática (REMat) é um periódico com arbitragem científica, objetivando assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação —  Editores, Conselho Editorial, Conselho Científico, Pareceristas ad hoc e Autores — relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), são considerados os princípios que seguem.

Editores e membros do Conselho Editorial são responsáveis por:

  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Revista de Educação Matemática (REMat) para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio;
  • Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Revista de Educação Matemática (REMat), submissão, avaliação e encaminhamentos;
  • Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais;
  • Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem;
  • Realizar uma adequada seleção dos avaliadores;
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados;
  • Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores;
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE;
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa;
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais;
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores;
  • Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.

Editores Convidados são responsáveis por:

  • Definir tema e escopo do dossiê, bem como o cronograma para submissão e fluxo editorial;
  • Orientar os autores em relação à concepção do dossiê e ao seu fluxo editorial;
  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo do dossiê para tramitar no fluxo editorial, tomando como referência a concepção, as diretrizes para publicação e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio;
  • Assegurar, em colaboração com os Editores, adequada escolha dos avaliadores para os artigos;
  • Elaborar a apresentação do dossiê.

Avaliadores membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc são responsáveis por:

  • Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo;
  • Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse;
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações;
  • Comunicar os Editores sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio;
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoabilidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Autores são responsáveis por:

  • Conhecer foco, escopo e concepção da Revista de Educação Matemática (REMat), bem como as diretrizes para submissão;
  • Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo da Educação Matemática;
  • Garantir que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científico, assegurar consistente abordagem e significativa análise;
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico;
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos;
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções;
  • Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo;
  • Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a três autores;
  • Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.

 

Histórico do periódico

A Revista de Educação Matemática (REMat) publica pesquisas e experiências em Educação Matemática que podem favorecer a reflexão e o debate sobre a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática.

Até o ano de 2009 foram publicados 14 números na versão impressa (ISSN 1676-8868). No período de 2015 a 2016 a REMat passou por uma reformulação, e a partir de 2017 as publicações passaram a ser realizadas na versão digital (ISSN 2526-9062).

Após uma nova reestruturação, a partir do volume 17, publicado em janeiro de 2020, a REMat passou a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida. Com a adoção desse sistema de publicação os artigos aprovados são publicados em um único volume por ano. O sumário completo e o editorial do volume serão publicados junto com o último artigo do volume.