O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos anos iniciais do Ensino Fundamental - GEPEMAI e Malba Tahan

Rosana Prado Biani, Conceição Aparecida Cruz Longo, Sergio Lorenzato

Resumo

GEPEMAI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – é um grupo de estudos que se reúne na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, desde 2009, com o objetivo principal de contribuir para o Desenvolvimento Profissional do Professor que ensina Matemática. Dentre os objetos de estudos do grupo GEPEMAI estão a obra e a vida de Malba Tahan, pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza, nascido em 6 de maio de 1895. Engenheiro, pesquisador, escritor, editor, conferencista, professor, Mello e Souza publicou uma vasta obra literária: cerca de 120 livros, dos quais 75 foram dedicados à Matemática, dentre eles O homem que calculava e Didática da Matemática. Sua contribuição para a Educação Matemática foi tal que o Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio em sua homenagem. Este texto apresenta o trabalho que o grupo GEPEMAI vem desenvolvendo para divulgar a vida, a obra e, acima de tudo, o legado educacional e a contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática. O grupo compartilha das ideias de Malba Tahan, na medida em que entende que a Matemática não deve ser considerada difícil e enfadonha; que ela é para todos; e que a ação educativa do professor precisa ser no sentido de fazê-la compreensível e admirável.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Malba Tahan. Grupos Colaborativos. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional Docente.

 

 

 

THE GROUP OF STUDIES AND RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION IN/OF THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL – GEPEMAI AND MALBA TAHAN

 

Abstract

 

The GEPEMAI—Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (Group of Studies and Research in Mathematics Education in/of the Early Years of Elementary School)—is a study group that meets at the School of Education of the University of Campinas – UNICAMP, since 2009, and whose main objective is to contribute to the professional development of the teacher who teaches Mathematics. Among the objects of study of the GEPEMAI is the work and life of Malba Tahan, a pseudonym for Julio Cesar de Mello e Souza, born May 6th, 1895. An engineer, researcher, writer, editor, lecturer, and professor, Mello e Souza published a vast literary oeuvre: approximately 120 books, 75 of which devoted to Mathematics, including O Homem que Calculava (The man who counted) and Didática da Matemática (Didactics of Mathematics). His contribution to Mathematics Education was such that the National Mathematics Day is celebrated on May 6th in homage to the day of his birth. The present text aims to present the work that the GEPEMAI group is developing of disseminating the life, the work and, above all, the educational legacy and contribution of Malba Tahan for Mathematics Education. The group shares the ideas of Malba Tahan insofar as they understand that Mathematics should not be considered difficult and boring; that Mathematics is for everyone and that the educational activity of the teacher must be directed towards making it understandable and admirable.

 

Key words: Mathematics Education; Malba Tahan; Collaborative Groups; Teacher Education, Teacher Professional Development.

 

 

EL GRUPO DE ESTUDIOS Y INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN LOS AÑOS INICIALES DE LA ENSEÑANZA FUNDAMENTAL - GEPEMAI Y MALBA TAHAN

 

Resumen

 

GEPEMAI - Grupo de Estudios e Investigación en Educación Matemática en los años iniciales de la Enseñanza Fundamental - es un grupo de estudios que se reúne en la Facultad de Educación de la Universidad Estadual de Campinas - UNICAMP, desde 2009,  y cuyo objetivo principal es contribuir al Desarrollo Profesional del Profesor que enseña Matemáticas. Entre los temas de estudio del grupo GEPEMAI está la vida y obra de Malba Tahan, seudónimo de Julio Cesar de Mello y Souza, nacido el 6 de mayo de 1895. Ingeniero, investigador, escritor, editor, conferencista, profesor, Mello y Souza publicó una vasta obra literaria: cerca de 123 libros de los cuales 75 fueron dedicados a la Matemática, entre ellos El hombre que calculaba y Didáctica de las Matemáticas. Su contribución a la Educación Matemática fue tal que el Día Nacional de las Matemáticas se celebra el 6 de mayo en homenaje al día de su nacimiento. Este texto tiene como objetivo principal presentar el trabajo que el grupo GEPEMAI viene desarrollando en divulgar la vida, la obra y, sobre todo, el legado educativo y la contribución de Malba Tahan a la Educación Matemática. El grupo comparte las ideas de Malba Tahan en la medida en que entiende que la Matemática no debe ser considerada difícil y aburrida; que la Matemática es para todos y que la acción educativa del profesor necesita ir en el sentido de hacerla comprensible y admirable.

 

Palabras clave: Educación Matemática; Malba Tahan; Grupos Colaborativos; Formación de Profesores, Desarrollo Profesional Docente.

Palavras-chave

Educação Matemática; Malba Tahan. Grupos Colaborativos; Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional Docente.

Texto completo:

PDF

Referências

ABRANTES, P.; PONTE, J. P. Professores de Matemática: que formação? In: COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA: ANOS 80, 1982, Lisboa. Actas... Lisboa: SPM, 1982. (p. 269-292).

FARIA, J. C. de. Diários de viagem de Malba Tahan: história e memória da formação de professores de matemática da CADES. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2011.

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CARVALHO, D. L de. (Org.). Narrativas de práticas e de aprendizagem docente em Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n. 8, jan./abr. 2009.


Visualizações do PDF:

41 views


Visualizações do Resumo:

84 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud