Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)

Moysés Gonçalves Siqueira Filho

Resumo

O artigo descreve uma das etapas da trajetória de Júlio César de Mello e Souza, cuja escolha recai à época em que ele concorreu à Cátedra de Matemática do Colégio Pedro II, nos idos 1933 e 1934.  Para tanto, apresento, brevemente, a escolarização por ele obtida em anos anteriores, enfatizando o longo período em que permaneceu no Curso de Engenharia Civil. O concurso prestado, juntamente, com outros três candidatos - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto e Luiz Sauerbronn, exigia um dedicado e cuidadoso preparo matemático, de nível superior, o que não correspondia ao saber a ser ensinado no Colégio em que o candidato aprovado desempenharia na função de professor. Fato que se distancia de uma Matemática a ensinar e de uma Matemática para ensinar, as quais sempre estiveram presentes nas preocupações didático-pedagógicas, seja na escolarização primária ou secundária, apresentadas ora por Mello e Souza, ora por Malba Tahan.

MELLO E SOUZA, THE MALBA TAHAN, IN SEARCH OF CHAIR OF MATHEMATICS AT PEDRO II HIGH SCHOOL (1933-1934)

 

The article describes one of the stages in the trajectory of Júlio César de Mello e Souza, whose choice rests with the time when he competed for the Chair of Mathematics of the College Pedro II, in the years 1933 and 1934. For this, I present, briefly, the schooling obtained in previous years, emphasizing the long period in which he remained in the Civil Engineering Course. The concourse realized, together with three other candidates - Alberto Nunes Serrão, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto and Luiz Sauerbronn, required a careful mathematical preparation, of a higher level, which did not correspond to the knowledge to be taught in the College in which the approved candidate would play the role of teacher. This fact distances itself from a "the teach" Mathematics and from a "to teach" Mathematics, which have always been present in the didactic-pedagogical preoccupations, be it in primary or secondary school, presented by Mello e Souza and Malba Tahan.

 

Keywords: Mello e Souza. Malba Tahan. Mathematics Chair

 


 

MELLO Y SOUZA, EL MALBA TAHAN, EN BUSCA DE LA CÁTEDRA DE MATEMÁTICA EN EL COLEGIO PEDRO II (1933-1934)

 

Resumen

 

El artículo describe una de las etapas de la trayectoria de Julio César de Mello y Souza, cuya elección recae en la época en que él concurrió a la Cátedra de Matemáticas del Colegio Pedro II, en los años 1933 y 1934. Para ello, presento brevemente la escolarización por que se obtuvo en años anteriores, enfatizando el largo período en que permaneció en el Curso de Ingeniería Civil. El concurso proporcionado, junto con otros tres candidatos - Alberto Nunes Serrao, Haroldo Lisboa da Cunha, Cesar Dacorso Netto y Luiz Sauerbronn requiere una preparación matemática dedicado y cuidadoso, un nivel más alto, lo que no coincide con el conocimiento que se impartirá en el Colegio en que el candidato aprobado desempeñaría en la función de profesor. En el caso de las matemáticas que enseñan y de una Matemática para enseñar, las cuales siempre estuvieron presentes en las preocupaciones didáctico-pedagógicas, ya sea en la escolarización primaria o secundaria, presentadas por Mello y Souza y Malba Tahan.

 

Palabras clave: Mello e Souza. Malba Tahan. Cátedra de Matemáticas

Palavras-chave

Mello e Souza. Malba Tahan. Cátedra de Matemática

Texto completo:

PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs). Usos e abusos da história oral. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

COLÉGIO PEDRO II – NUDOM. Núcleo de Documentação e memória. Revista Studia, n. 10, Ao X, dezembro de 1980.

¬¬¬

______. Anuário do Colégio Pedro II, v. XV, 1949 – 1950. Rio de janeiro, 1954.

______. Livro de registros de Actas de Concurso: setembro de 1925 a fevereiro de 1975 - livro 5.

GHEMAT – Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil. Arquivo Escolar do Colégio Pedro II – Coletânea de Documentos. CD Rom, 2005.

GHIRALDELLI JR, Paulo. História da Educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2001.

HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde de. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação: a irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodriges (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

LACAZ, T. M. V. S; OLIVEIRA, J. C. F. Pesquisa e uso de metodologias propostas por Malba Tahan para a melhoria do ensino. 2003. Disponível em: . Acesso em: 28. Dez. 2014.

LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Revista Zetetiké. Campinas: UNICAMP-FE-CEMPEM, ano 3, n. 4, p. 95 – 102, Nov. 1995. (2009)

MIORIM, Maria Angela. Introdução à História da Educação Matemática. São Paulo: Atual, 1998.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS. Depoimento de Malba Tahan. Rio de Janeiro, 25.04.1973.- Audição em 04.07 2007.

PRADO, Rosemeiry de Castro. Do Engenheiro ao licenciado: os concursos à cátedra do Colégio Pedro II e as modificações do saber do professor de matemática do ensino secundário, 2003. Dissertação de Mestrado. PUC, São Paulo, 2003.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 21. ed. Petrópolis:

Editora Vozes, 1998.

SILVA Circe Mary Silva da. A preparação dos professores de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCL da USP, 2002.

TAHAN, M. Didática da Matemática. v.2. São Paulo: Saraiva, 1962.

UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. MUSEU DA ESCOLA POLYTÉCNICA DO RIO DE JANEIRO. Dossiê Júlio Cézar de Mello e Souza. Maço 21, n. de ordem 1952A, s.d.

SEGANTINI, Clarice. Problemas Recreativos na Obra “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan, e a Resolução de Problemas. 2015. 131 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – UFES, 2015.

SIQUEIRA FILHO, Moysés Gonçalves. Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013a.

______. Três breves histórias sobre Malba Tahan. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013b, Curitiba. Anais eletrônicos... Disponível em . Acesso em 29 jun. 2014.


Visualizações do PDF:

37 views


Visualizações do Resumo:

55 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud