As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo

Aldiléia da Silva Souza, Geraldo Eustáquio Moreira

Resumo

O presente artigo busca discutir e trazer à tona a importância de Júlio César de Melo e Souza, cujo pseudônimo é Malba Tahan, para o cenário do ensino e aprendizagem da Matemática na atualidade. De forma mais restrita, o texto apresenta as influências de Malba Tahan para o fortalecimento e aprimoramento da Educação Matemática. Os principais elementos constituidores do artigo trazem uma breve história de sua vida, do seu nascimento ao reconhecimento mundial. De seguida, elegemos as seis principais obras do autor, propiciando ao leitor conhecimentos mínimos das temáticas por ele abordadas, o que pode ser rico instrumento de motivação para o ensino e aprendizagem de Matemática, além de enfatizarmos suas ideias e formas de atuação pedagógica. Também foi discutida a atualidade de suas obras e contribuições para o desenvolvimento do gosto pela Matemática.

 

Palavras-chave: Malba Tahan; Júlio César de Melo e Souza; Educação Matemática; Ensino e aprendizagem; Matemática.

 

THE INFLUENCES OF MALBA TAHAN FOR MATHEMATICAL EDUCATION: THE LEGACY OF AN EDUCATOR IN FRONT OF HIS TIME

 

Abstract

 

The present article seeks to discuss and bring to the fore the importance of Júlio César de Melo e Souza, whose pseudonym is Malba Tahan, for the scenario of teaching and learning of Mathematics in the present time. More strictly, the text presents the influences of Malba Tahan for the strengthening and improvement of Mathematics Education. The main constituent elements of the article bring a brief history of his life, from his birth to world recognition. Next, we chose the six main works of the author, providing the reader with a minimum knowledge of the topics addressed by him, which can be a rich motivational tool for teaching and learning mathematics, and emphasize his ideas and ways of teaching. Also discussed was the actuality of his works and contributions to the development of the taste for Mathematics.

 

Key words: Malba Tahan; Júlio César de Melo e Souza; Mathematical Education; Teaching and learning; Mathematics.

 

LAS INFLUENCIAS DE MALBA TAHAN PARA LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA: EL LEGADO DE UN EDUCADOR EN EL FRENTE DE SU TIEMPO

 

Resumen

 

El presente artículo busca discutir y traer a la luz la importancia de Júlio César de Melo y Souza, cuyo pseudónimo es Malba Tahan, para el escenario de la enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas en la actualidad. De forma más restringida, el texto presenta las influencias de Malba Tahan para el fortalecimiento y perfeccionamiento de la Educación Matemática. Los principales elementos constituyentes del artículo traen una breve historia de su vida, de su nacimiento al reconocimiento mundial. A continuación, elegimos las seis principales obras del autor, propiciando al lector conocimientos mínimos de las temáticas por él abordadas, lo que puede ser rico instrumento de motivación para la enseñanza y aprendizaje de Matemáticas, además de enfatizar sus ideas y formas de actuación pedagógica. También se discutió la actualidad de sus obras y contribuciones para el desarrollo del gusto por las Matemáticas.

 

Palabras clave: Malba Tahan; Júlio César de Melo y Souza; Educación Matemática; Enseñanza y aprendizaje; Matemáticas.

Palavras-chave

Malba Tahan; Júlio César de Melo e Souza; Educação Matemática; Ensino e aprendizagem; Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências

CASTRO, A. S. de; SOUZA, G. M. C. Contos e encantos na literatura de Malba Tahan no Ensino Fundamental. Revista Aleph Infâncias, ano V, n. 16, novembro, 2011.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

________. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FARIA, J. C. de. A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. Disponível em http://www.malbatahan.com.br/artigos/dissertacao_juracycfaria.pdf Acesso em 18 de novembro de 2017.

FILHO, M. G. S.; SILVA DA SILVA, C. M. História da Matemática em Malba Tahan. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4, 2001, Rio Claro. Anais... Rio Claro, 2001.

GIONGO, I. M. Etnomatemática e Práticas da Produção de Calçados. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, C. J. de. Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

LACAZ, T. M. V. S; FARIA DE OLIVEIRA, J. C. Uma Proposta de Ensino de Matemática, Pesquisa e Extensão na Formação Inicial e Continuada de Educadores do Vale do Paraíba. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 13, n.23, p.43-55, dez. 2007.

LEITE, A. R. I. P. Educação Infantil e Educação Matemática: imaginário e possibilidades da infância. POIÉSIS, Tubarão, Volume Especial, p. 121-135, Jan/Jun 2014.

LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano11, n. 16, p. 63-66, maio 2004.

LORENZATO, S. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké, Campinas, ano 3; n. 4, p. 95-102, nov. 1995.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Challenges in Inclusive Mathematics Education: Representations by Professionals Who Teach Mathematics to Students with Disabilities. Creative Education, 5, 470-483, 2014.

MOREIRA, G. E. Resolvendo problemas com alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento: desafios e conquistas. Educação Matemática em Revista-RS, v. 01, n. 15, 2014. pp. 38-48.

________. A Educação Matemática Inclusiva no contexto da Pátria Educadora e do novo PNE: reflexões no âmbito do GD7. Educação Matemática em Pesquisa. São Paulo, v. 17, n. 3, 2016a. pp. 1-10.

________. O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática em Pesquisa. Vol. 18, n. 2. São Paulo, 2016b. pp. 741-757.

OLIVEIRA, C. C. de. A sombra do arco – irís: um estudo mitocrítico do discurso pedagógico de Malba tahan. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

PIRES, C.C. Educação Matemática na Educação Básica: uma análise das experiências brasileiras. In CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, V. 2005. Actas. Lisboa: APM, 2005.

RODRIGUES, N. I. Matemática, Educação Infantil, Jogos e Linguagem: um estudo etnomatemático. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas), Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2010.

SANTOS, M. C. Pedagogia de Malba Tahan na formação de professores e no ensino – aprendizagem de Matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências), Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em file:///C:/Users/Usuario/Downloads/PED16009_C%20(4).pdf. Acesso em 19 de outubro de 2017.

WANDERER, F. Educação de Jovens e Adultos, Produtos da Mídia e Etnomatemática. In: KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, C. J. de. Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

TAHAN, M. O mundo precisa de ti, professor. Rio de Janeiro: Vecchi, 1967.

________. Didática da Matemática. Vol. II. São Paulo, Editora Saraiva, 1962.

________. A arte de ler e contar histórias. 2. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1961.


Visualizações do PDF:

80 views


Visualizações do Resumo:

170 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud