A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas

Isaura Aparecida Torse de Almeida

Resumo

Apresentamos neste trabalho o relato de uma experiência vivenciada com alunos do 8º ano, numa escola pública municipal da cidade de São Paulo/SP, cujo enfoque foi desenvolver a criatividade e o protagonismo através da resolução de problemas, apoiados na didática de Malba Tahan. No desenvolvimento das atividades refletimos sobre o papel da metodologia utilizada pelo autor bem como sua contribuição para a Educação Matemática, considerando o processo ensino aprendizagem de maneira mais integradora e significativa.

 

Palavras-chave: Resolução de problemas, educação matemática, criatividade.

 

 

THE DIDACTICS OF MALBA TAHAN: STUDENTS AS PROBLEM CREATIVE SOLUTIONS

 

Abstract

 

In this paper we present the report of an experience with 8th grade students at a municipal public school in the city of São Paulo / SP, whose focus was to develop creativity and protagonism through problem solving, supported by the teaching of Malba Tahan. In the development of the activities we reflect on the role of the methodology used by the author as well as his contribution to Mathematics Education, considering the learning process learning in a more integrative and meaningful way.

 Key words: Problem solving, mathematics education, creativity.

 

 

LA DIDÁTICA DE MALBA TAHAN: ALUMNOS COMO SOLUCIONADORES CREATIVOS DE PROBLEMAS

 

En este trabajo se presenta el relato de una experiencia vivenciada con alumnos del 8º año, en una escuela pública municipal de la ciudad de São Paulo / SP, cuyo enfoque fue desarrollar la creatividad y el protagonismo a través de la resolución de problemas, apoyados en la didáctica de Malba Tahan. En el desarrollo de las actividades reflexionamos sobre el papel de la metodología utilizada por el autor así como su contribución a la Educación Matemática, considerando el proceso de enseñanza aprendizaje de manera más integradora y significativa.

 

Palabras clave: Resolución de problemas, educación matemática, creatividad.

Palavras-chave

Resolução de problemas; Educação Matemática; criatividade; Malba Tahan

Texto completo:

PDF

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC; SEF, 1998.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Malba Tahan, um Precursor. Educação Matemática em Revista, n. 16, maio, p. 63-66, 2004.

LORENZATO, Sérgio. Um (re)encontro com Malba Tahan. Zetetiké – FE/CEMPEM/ UNICAMP, Campinas, SP, ano 3, n. 4, p. 95-102, 1995.

SCOPEL, Alexandro José Correia. Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de Matemática. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)–Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

TAHAN, MALBA. As maravilhas da Matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.

TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.1, 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1967.

TAHAN, MALBA. Didática da Matemática. v.2, 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1965.

TAHAN, MALBA. Matemática Divertida e curiosa. 15ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

TAHAN, MALBA. O homem que calculava. 80. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.


Visualizações do PDF:

45 views


Visualizações do Resumo:

103 views

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
-->
Tema: Mpg. Customizado por: Articloud