Chamada para Dossiê Temático - "Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos”

Os novos públicos, que também constituem a escola de hoje, bem como os novos arranjos educativos, em grande parte oriundos da Educação para Todos, necessitam, cada vez mais, de discussões que privilegiem o seu lugar nos paradigmas da Educação Brasileira. Trabalhar com esses novos públicos e buscar compreender esses novos arranjos educativos requer dos professores e dos sistemas de ensino discussões que estão além do projeto educativo de cada escola, compreendendo a sala de aula como lugar de manifestação dessas diversidades. Dessa forma, a Educação Matemática necessita também se comprometer com o fomento de estudos e pesquisas sobre, com e para esse contexto.

 

Face ao extraordinário crescimento de questões envolvendo a inclusão nas unidades de ensino e na formação de professores, bem como a necessidade de pulverização de arranjos escolares importantes para que a Matemática seja um agente de mobilização social, a Revista de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regional São Paulo, convida pesquisadores e professores interessados em discutir os desafios institucionais da inclusão em aulas de Matemática e na formação de professores que ensinam Matemática, bem como seu papel na divulgação e luta pelos direitos humanos, a submeterem artigos para o dossiê temático “Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos”.

Cada autor poderá submeter uma e apenas uma proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor. O prazo para submissão de originais é até 28 de Fevereiro de 2018, sem possibilidade de ampliação. A previsão de publicação é para Setembro/2018.

 

Ana Lúcia Manrique (Editora convidada) – analuciamanrique@gmail.com

Geraldo Eustáquio Moreira (Editor convidado) - geust2007@gmail.com